Cases de Sucesso

Grupo Inpress.jpg

O Grupo In Press é formado por empresas líderes em comunicação corporativa e relações públicas. Cada uma das sete agências do grupo traz características particulares que adicionam diversidade e talento ao grupo, tornando-as parceiras estratégicas de seus clientes.

Entre as grandes agências de RP no País, a In Press é pioneira na evolução para o novo conceito de RP 2.0 atendendo a clientes de diferentes segmentos: Corporativo, Consumo, Esportes, Mídia e Entretenimento, Saúde, Tecnologia/ Telecom e Responsabilidade Social.

 

Sua jornada com Analytics começou em 2012, quando decidiram buscar uma solução para agilizar a análise financeira da organização. Era um projeto departamental, com foco bastante específico em substituir relatórios complexos e demorados, mas de grande visibilidade por ser a principal fonte de informações estratégicas para os diretores do grupo.

Com o apoio da W&S, que ajudou no entendimento das necessidades e desenhou a estrutura do projeto ali iniciado, o Grupo In Press avaliou algumas soluções de mercado e selecionou o caminho a ser seguido. Sua opção foi pela aquisição de um produto executado na infraestrutura de TI da companhia (on-premises), com a obtenção das licenças necessárias para os colaboradores ligados à iniciativa. Apesar do custo inicial um pouco elevado, consideram que os benefícios que seriam atingidos com o projeto pagariam esse investimento e compensariam as taxas anuais de manutenção das licenças.

 

De fato, após poucos meses de projeto, a implementação da solução analítica e a consultoria para desenvolvimento das integrações e visões necessárias foi concluída e os resultados atingidos de maneira bastante satisfatória. Esse projeto, considerado benchmark na empresa, abriu portas para a ampliação da utilização de Analytics em diversas áreas da organização.

Em função das recentes fusões e aquisições do grupo, fez-se necessário repensar como o Grupo In Press deveria analisar e utilizar os dados de CRM que eram gerados pelas equipes de vendas e demais canais de relacionamento. Uma vez mais, a W&S – considerada um importante parceiro tecnológico – foi chamada para avaliar a situação.

 

Considerando o sucesso do projeto anterior, o desejo do Grupo In Press era ampliar a utilização da solução já implementada na organização, de forma que ela não apenas integrasse e analisasse uma quantidade muito superior de dados, mas que também pudesse ser utilizada por colaboradores de diversos departamentos. Seriam mais de 200 pessoas com acesso a esta nova plataforma analítica, que seria responsável pelo cruzamento e análise de informações de diversas fontes (sistemas de mercado, sistemas proprietários, planilhas e dados não-estruturados), possibilitando um acompanhamento mais efetivo do funil de vendas, win rate, e várias outras métricas que eram, até então, trabalhadas em processos pouco automatizados.

 

Com os requerimentos detalhados, a W&S desenhou o projeto e estimou os custos de desenvolvimento e de aquisição de licenças – este último representando a parte mais significativa do investimento, muito acima da expectativa e da disponibilidade de orçamento do Grupo In Press para essa iniciativa.

 

W&S viu no Power BI da Microsoft uma solução que poderia atender plenamente as necessidades do Grupo In Press. Baseada em nuvem e completamente escalável, o Power BI é um conjunto de ferramentas de análise de negócios para analisar dados e compartilhar ideias. Os painéis do Power BI fornecem uma visão de 360 graus para os usuários corporativos com suas métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em todos os seus dispositivos.

 

O projeto foi redesenhado e apresentado para Ana Starling, IT Manager do Grupo In Press. O impacto do Power BI foi imediato e a executiva ficou muito impressionada com as características do produto. “Somos um grupo de empresas de comunicação e mídia. Para nós, não basta apenas ter as informações”

 

Com o escopo e custos aprovados, a W&S iniciou a fase de execução do projeto baseado em Power BI. Paralelamente, a equipe do Grupo In Press fez um trabalho interno de capacitação na solução. Quando o projeto foi entregue, o time do Grupo In Press estava pronto não apenas para receber o produto, mas também para trabalhar nas evoluções que viessem a ser solicitadas pela companhia no dia-a-dia.

 

"Com Power BI houve uma redução de 80% no impacto financeiro no primeiro ano de operação em relação à solução anterior."

 

Para Ana Starling, IT Manager do Grupo In Press, “eliminamos questões de comunicação e de entendimento que, por vezes, dificultavam na interlocução com as consultorias que atuavam no desenvolvimento da plataforma; isso somado aos aplicativos disponíveis no marketplace do Power BI –que podem ser facilmente agregados à nossa solução – fizeram toda a diferença”.

 

Na visão do Grupo In Press, o passo dado com a adoção de uma solução analítica em uma plataforma de nuvem representa mais um avanço na jornada de transformação digital daquela organização. Avaliar e adotar tecnologias inovadoras que tragam benefícios tangíveis de negócio é a melhor combinação para ter sucesso num mundo cada vez mais disruptivo.

Hotel B2C.png

" Conhecemos a W&S Central IT quando uma pessoa da nossa equipe participava de um projeto em uma das maiores agências de viagens online do Brasil. Foi importante ter tido esta experiência para percebermos o nível de profissionalismo e entrega das soluções dentro do prazo, atendendo as expectativas do cliente com excelência. Agora, nós somos o cliente da W&S Central IT, podemos ratificar a experiência anterior e recomendar fortemente  seus serviços, especialmente se você busca uma empresa em desenvolvimento de ferramentas e soluções em tecnologia para seu negócio."

HotelB2C - Consultoria em Estratégia e Distribuição de Vendas Online para Hotéis. - Denis Uchôa - Diretor Comercial

TNG.jpg

A recente criada área de e-Commerce da TNG, necessitava de uma ferramenta que permitisse o acompanhamento diário da evolução das vendas por Produtos, clientes, formas de pagamentos, e identificar o delay de faturamentos pendentes em relação ao volume de vendas captadas. Dois pontos relevantes do projeto eram o alto volume de dados e o pequeno budget disponível para sua execução. A solução via Power BI atendeu perfeitamente as necessidades e expectativas do cliente e agregou ainda o rápido tempo de desenvolvimento de 2 (duas) semanas. Destaca Adriano Pontes - Gerente TI TNG

Sorocaba_Refresco.jpg

A Sorocaba Refrescos - Coca Cola Brasil tem, atualmente, grande dependência de business intelligence (BI) para a tomada de decisões estratégicas. Os dados gerados pelo setor comercial, planejamento, logística, financeiro e marketing precisam ser assimilados e geridos de forma integrada e eficiente. Afinal, um bom alinhamento dos processos é essencial para o sucesso de uma grande companhia. É nessa equação que entra a Plataforma Qlik.

 

A opção pela ferramenta se deu após a análise no desenvolvimento de algumas atividades, em que constatou-se que a Sorocaba Refrescos era muito dependente do setor de TI para atingir os objetivos estratégicos da companhia. Além disso, tinha dificuldade técnica – e também era um custo elevado – para manter o antigo BI, o que fazia com que novos projetos se tornassem inviáveis.

 

Com a integração da Plataforma Qlik, a Sorocaba Refrescos otimizou a relação tempo x custo em vários setores. A área comercial, por exemplo, tem melhor acompanhamento de metas e indicadores de mercado atualizados e disponíveis; o setor de marketing conta com análises temporais, de evolução e tendência; a área de planejamento tem gestão de posicionamento de preço e tendência de faturamento segmentado; na logística, há melhor concentração e dispersão de entregas; e no financeiro, acompanhamento estratégico e rentabilidade para o cliente.

 

Para ter uma ideia da abrangência da Plataforma Qlik, o primeiro modelo implantado iniciou com 68 milhões de registros, sendo que, atualmente, o número aumentou para 1,2 bilhão. “Em apenas dois meses de uso tornou-se a principal ferramenta de tomada de decisão comercial e logística”, destaca Gerson Agostinho, CIO.

Helibras.jpg

 Em agosto de 2013 a área de TI da Helibras tinha um desafio. Sua nova unidade Centro de Suporte ao Cliente (CSC) em Atibaia, deveria entrar em atividade em Outubro do mesmo ano. Em seu planejamento voltado ao atendimento ao cliente, existiam dois projetos que seriam estruturados em seu sistema de Business Intelligence Coorporativo: “Follow-Up ao Cliente” e “Gestão de Contratos”.
O problema consistia no tempo disponível. A equipe de desenvolvimento interna do BI, alertava que pela complexidade e os recursos de sua tecnologia, não conseguiriam atender a esta demanda no prazo.
A W&S Central IT, que já desenvolvia parceria antiga com a Helibras em soluções de TI e é também uma Solution Providers especialista no Business Discovery QlikView (que possui entre uma das suas principais características o curto tempo de projetos) foi chamada para o desafio.
Em levantamento efetuado, foi elaborado um projeto que permitisse atender a demanda em um prazo de implantação reduzido, com baixo custo. Isso foi possível com a aquisição de um QlikView Server SBE (Small Business Enterprise), 5 usuários Nameds (full) e a expertise da W&S no desenvolvimento de aplicativos.
Dois aplicativos, ambos tendo como base de dados principal o ERP SAP, disponibilizam com atualização diária dos movimentos ocorridos, os seguintes indicadores: Follow-Up Clientes e Gestão de Contratos:

Unimed_Prudente.png

“A Unimed de Presidente Prudente passou por recente profissionalização em sua gestão, e como consequência, seus processos organizacionais estão sendo reestruturados. Procurávamos no mercado uma ferramenta para análise de informações estratégicas, capaz de centralizar a informação essencial, reduzir a morosidade e a complexidade dos levantamentos internos para Tomadas de Decisão, aumentar a autonomia dos gestores na obtenção dos números, a fim de maximizar nossos resultados. Neste contexto foi-nos apresentada a ferramenta QlikView, que além de suprir todas estas necessidades, ainda trouxe diferenciais de mercado, como a rapidez no processamento de grandes massas de dados, a flexibilidade do acesso (seja no computador, na internet ou pelo celular), além de excelentes referências, com um portfolio que inclui multinacionais e empresas de credibilidade; sobretudo, cabe destacar o excelente custo x benefício da ferramenta, fator determinante para assumirmos o risco de uma mudança radical em nossa cultura organizacional. Com pouco mais de um ano, o investimento inicial foi recuperado e já se avalia a ampliação do serviço. O QlikView trouxe uma evolução sem precedentes na história da gestão de informações em nossa Cooperativa.”

Unimed Amparo.png

O BI da Qlik apoia a unidade de negócios da Unimed Amparo, desde as ações operacionais até estratégicas, fortalecendo a tomada de decisões

A empresa de médio porte atua como operadora de plano de saúde, possui 40 mil clientes e faz parte de todo sistema Unimed que hoje contém uma média de 300 operadoras. A contratação de uma ferramenta de BI surgiu da necessidade principal relacionada à extração de dados para indicadores na tomada de decisões, função essa totalmente relacionada a tecnologias de Business Intelligence. Dessa forma, a Unimed Amparo buscou na Toccato, maior distribuidora da plataforma Qlik no Brasil, e na parceira W&S Central IT o apoio para estruturação da base de dados e assim tomar decisões de maneira mais assertiva, uma vez que a plataforma permite uma rápida análise de dados com gráficos precisos que mostram as necessidades e processos da empresa.

Atualmente, a Unimed Amparo utiliza o Qlik como ferramenta principal para estruturar indicadores estratégicos. “Hoje temos um ERP principal e outros softwares paralelos que contribuem com o negócio da empresa. O maior diferencial do Qlik está nas possibilidades que o sistema nos permite, na flexibilidade da solução em se adequar ao meu negócio. Em uma única ferramenta eu consigo cruzar os dados de diversos banco de dados e fontes, possibilitando decisões estratégicas para a alta diretoria e o conselho de administração”, destaca Sandra Cristina Pelinson, coordenadora de TI e Núcleo Estratégico da Unimed Amparo.

Para os próximos anos a expectativa da Unimed Amparo é aumentar ainda mais o escopo de atuação da ferramenta. O projeto em andamento tem previsão para ser lançado ainda em 2017, focado nas pessoas jurídicas, que é maior parte dos clientes da Unimed Amparo. “Nossa ideia é disponibilizar uma página na web para essas empresas para que elas possam analisar a performance do plano de saúde, sua utilização no decorrer do ano, e assim elas poderão saber se a utilização foi baixa ou alta para quando vencer o contrato eles já estarem mais seguros com a negociação do ajuste contratual. E isso impacta diretamente na lucratividade e crescimento da empresa”, complementa Sandra.

Alessandra Wolff, diretora comercial da W&S Central IT, empresa parceira da Toccato e ganhadora em 2017 do prêmio da Toccato de revenda com o maior número de clientes com Contrato Fidelidade, conta que o Qlik está implementado em mais de oito unidades do sistema Unimed. “A Unimed Amparo é um cliente que todo ano renova o contrato e estão sempre compartilhando entre as outras unidades a atualização de suas aplicações ou novas aplicações, o que é bem bacana. Nosso pessoal passou treinamento para os departamentos de TI de cada unidade, e eles desenvolvem todo o trabalho de gestão, uma vez que a aplicação permite essa autonomia do cliente que não fica dependente de nosso suporte”, pontua Wolff. 

Para Leonardo Farah, CEO da Toccato “é extremamente satisfatório para nós ver que nossos serviços impactam diretamente no negócio de empresas como a Unimed Amparo. Poder atendê-los de forma tão impactante reafirma nossa missão como empresa de soluções de tecnologia, a qual levamos facilidade às empresas”, finaliza o executivo.